Início » Regras e Regulamentos » Boleto Minha Casa Minha Vida 2021 – Como emitir a 2ª via?

Boleto Minha Casa Minha Vida 2021 – Como emitir a 2ª via?

O programa Minha Casa Minha Vida é uma iniciativa do governo federal visando intermediar o sonho de brasileiros (de determinadas faixas de renda) que desejam realizar o sonho da casa própria.

Os beneficiados pelo programa podem financiar a compra da casa junto à Caixa Econômica Federal.

O pagamento do financiamento é mensal. O beneficiado recebe diretamente em sua casa um boleto de pagamento do programa, que deve ser pago até a data limite pela internet, agência bancária, lotérica etc.

minha-casa-minha-vida

Entretanto, muitos acabam perdendo, danificando ou atrasando o pagamento do boleto, tornando-se necessário solicitar uma segunda via dele. Porém, nem todos sabem como fazê-lo.

Se você se encontra nessa situação e deseja saber um pouco mais sobre o programa, sobre como gerar passo a passo a segunda via do boleto, além de informações a respeito das punições previstas no contrato no caso de atraso de parcelas do Minha Casa Minha Vida, não deixe de ler este artigo completo que preparamos para você!

Como funciona o programa Minha Casa Minha Vida?

programa minha casa minha vida 2021

O programa Minha Casa Minha Vida, também conhecido pela sigla PMCMV, é um programa governamental, lançado em março de 2009 na gestão do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, oferecendo subsídios para a aquisição de uma casa própria (ou apartamento) por parte de famílias com renda familiar de até R$7 mil.

Um dos objetivos do programa é o de tornar possível que famílias de baixa renda consigam adquirir a casa própria.

O banco financiador do programa Minha Casa, Minha Vida é a Caixa Econômica Federal, responsável também pela emissão do boleto de pagamento, que é enviado, todos os meses, diretamente para a casa da pessoa.

Como emitir 2ª boleto Minha Casa Minha Vida 2021?

minha casa minha vida como funciona

Caso você tenha perdido, danificado ou atrasado o pagamento do boleto do programa Minha Casa, Minha Vida, não precisa se desesperar: é possível emitir uma segunda via do boleto.

Para tirar a segunda via, basta seguir os seguintes passos:

  1. Clique aqui para acessar a área destinada a serviços para o contrato de Habitação dentro do site da Caixa Econômica Federal. A aparência do site é a seguinte:
    emissão boleto minha casa minha vida 1
  2. Na caixa “Acesso do cliente”, preencha as informações requisitadas, sendo elas o número do contrato, que consta em qualquer boleto anterior que você já emitiu e pagou, e o número do seu CPF ou CNPJ. Depois de inserir as informações, aperte no botão azul escrito “ok”.
    emissão boleto minha casa minha vida 2
  3. Clicando em “ok”, uma nova informação será exigida para que você efetue login na plataforma. Essa informação pode variar, podendo ser o CEP do imóvel, o RG, a data de nascimento etc. Simplesmente preencha a nova informação solicita e aperte novamente em “ok”. Na imagem abaixo, por exemplo, a informação solicitada foi o CEP.
    emissão boleto minha casa minha vida 3
  4. Após a etapa anterior, ao clicar em “ok”, você já terá efetuado login na plataforma da Caixa e já poderá gerar a segunda via do boleto. Na tela que for exibida, simplesmente aperte em “segunda via de carnê”, como indicado pela seta vermelha na imagem abaixo.
    emissão boleto minha casa minha vida 4Na tela seguinte, todos os seus dados serão exibidos, tais como o número do contrato, o nome do mutuário, o CPF etc. Confirme se as informações estão corretas. Depois, desça a página e aperte no botão azul “ver prestação”, como indicado na imagem abaixo.
    emissão boleto minha casa minha vida 5

Pronto! Você já terá acessado o boleto de pagamento!

Simplesmente o imprima, caso ele esteja correto, e pague-o normalmente!

Caso precise, futuramente, gerar outra segunda via, basta seguir estes mesmos passos.

Caso tenha algum problema durante esse processo, ou não saiba o número do contrato para efetuar login na plataforma, entre em contato com a Caixa.

O que acontece se não pagar as prestações?

Atrasar o pagamento das prestações resulta em um acréscimo de multa de 2% ao mês e juros de 0,033% por dia de atraso.

Ao firmar o contrato e iniciar o pagamento do financiamento, você e sua família já podem morar na casa. Porém, a casa ainda não é totalmente sua durante o financiamento, pois o imóvel é dado como garantia ao banco de que você irá honrar o pagamento em dia.

Boleto Minha Casa Minha Vida 2021

Portanto, ao atrasar o pagamento de duas ou mais prestações do Minha Casa, Minha Vida, a dívida é cobrada toda de uma vez, podendo resultar na perda de sua casa, que passa, agora, a ser do banco.

Caso você esteja passando por problemas financeiros e ache que não vai conseguir dar conta de pagar uma ou duas prestações do programa, entre imediatamente em contato com a CAIXA a fim de avisá-los do problema e negociar possíveis soluções dentro da legalidade.

Comente