Início » Regras e Regulamentos » CDHU 2021 – Como Funciona, Requisitos, Inscrições e Sorteios

CDHU 2021 – Como Funciona, Requisitos, Inscrições e Sorteios

A CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) é uma empresa do governo do estado de São Paulo pertencente à Secretaria da Habitação. Ela atua em programas habitacionais para a população de baixa renda, possibilitando a compra de imóveis por condições e preços mais atrativos.

Ainda não conhece o programa CDHU de moradia? A seguir, apresentamos todas as informações sobre ele, inclusive como se inscrever para tentar o benefício em 2021. Acompanhe!

Assim como esse benefício, também existe o Morar Bem 2021, conhecida como uma opção alternativa para aqueles que estão tentando conseguir a tão sonhada casa própria.

Como funciona o CDHU?

Logo do programa CDHU 2021

A CDHU constrói casas térreas e apartamentos, vendendo-os à população de baixa renda por um valor mais atrativo e com condições de pagamento diferenciadas, principalmente em comparação ao mercado imobiliário tradicional.

Contudo, como isso é possível? Simples: o governo estadual fecha acordos com empresas parceiras, viabilizando a construção por um preço mais baixo, o que acaba por baratear o valor do imóvel.

Interessados em comprar um imóvel pelo programa devem encontrar um empreendimento que se encaixe em seu perfil e realizar a inscrição na CDHU. Posteriormente, um sorteio aberto ao público é feito para selecionar aleatoriamente os contemplados.

O sorteado poderá, então, comprar o imóvel de acordo com as condições de pagamento indicadas no edital do empreendimento, podendo quitá-lo ou fazer um financiamento.

Sobre a inscrição, é importante citar que ela não é permanente. Isto quer dizer que não basta realizá-la uma vez e o interessado será chamado quando surgir uma oportunidade.

Na realidade, é preciso realizar uma nova inscrição sempre que tiver interesse em um novo empreendimento.

Fique ligado!

Assim como esse processo seletivo, é possível ficar de olho na abertura do Feirão da Caixa no estado de São Paulo 2021, por lá, poderá ver as demais condições do Minha Casa Minha Vida.

Quem tem direito?

CDHU 2021 casas do programa

O programa é dedicado à população de baixa renda, que precisa cumprir pré-requisitos estabelecidos pela CDHU.

Logo abaixo apresentamos quais são eles:

  • Pertencer a uma família com renda entre 1 e 10 salários mínimos, dependendo o tipo de empreendimento desejado,
  • Não ter outro imóvel residencial ou financiamento imobiliário,
  • Não ser beneficiário de outros programas habitacionais de moradia, como o Minha Casa Minha Vida,
  • Ser residente ou trabalhar no município do empreendimento há, pelo menos, 5 anos,
  • Caso a família seja de uma pessoa só, ela deve ter a partir de 30 anos de idade.

Ainda sobre esse tema, é importante citar que o conceito de família adotado pelo programa é amplo, incluindo as seguintes formações:

  • Casal formado por casamento civil ou religioso,
  • Casal resultante de união estável ou homoafetiva,
  • Família monoparental (mãe ou pai com filho) ou anaparental (avós e netos).

É preciso ficar atento em quando abrem as inscrições do processo seletivo e como funciona para realizar o cadastro do Minha Casa Minha Vida da forma correta. Somente assim as chances de garantir a sua moradia podem ser iniciadas.

Como fazer Inscrição CDHU 2021?

CDHU 2021 Conjunto Habitacional

A inscrição CDHU pode ser feita presencialmente ou online.

A seguir, explicamos como funciona cada uma dessas formas.

Confira e saiba como tentar o benefício:

Inscrição CDHU presencial 2021

Opção feita em núcleos ou postos de atendimento da CDHU.

É só comparecer à unidade, indicar o empreendimento de seu interesse e solicitar a inscrição, apresentando os documentos solicitados.

Para saber o endereço de núcleos e postos de atendimento próximos basta verificar a informação diretamente no site oficial da CDHU.

Inscrição CDHU online 2021

A inscrição online é a alternativa mais prática e rápida, podendo ser feita no site oficial da CDHU, na página específica de inscrições.

Na inscrição CDHU virtual é só escolher o empreendimento de seu interesse, realizar a inscrição com o preenchimento de um formulário e registrar a participação no sorteio.

Sobre essa modalidade de inscrição, ela não é válida para todos os empreendimentos.

Para saber se é possível se inscrever online, verifique a página de inscrições ou entre em contato com um núcleo ou posto de atendimento.

Outras opções

O processo de inscrição do Minha Casa Minha Vida também pode ser feito inteiramente online, basta clicar aqui para acompanhar o procedimento e ficar por dentro.

Sorteios CDHU

CDHU 2021 Conjunto Habitacional

O sorteio é o meio utilizado para selecionar os inscritos que serão beneficiados pelo programa.

São sorteios abertos, para garantir a transparência do processo e evitar que alguém seja favorecido.

A data exata do sorteio é informada no edital de inscrição e pela própria CDHU.

O resultado oficial e a lista de contemplados são divulgados no site do órgão, basta clicar aqui para acessá-los.

Pagamento CDHU

O sorteado pode quitar o imóvel, se tiver o valor total solicitado, ou financiar o montante.

Em ambos os casos, é possível utilizar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para pagamento integral ou abatimento do saldo devedor.

Caso opte pelo financiamento do imóvel, ele terá durabilidade máxima de até 25% anos e o valor mensal a ser pago varia de 15% a 30% da renda familiar.

Comente